Projeto Pedagógico Fronteiras do Espírito Santo

Ensino Fundamental

Projeto Pedagógico Fronteiras do Espírito SantoDemonstração

Coordenadora Pedagógica: Juliana Correa de Abreu
Turma : 4ºano

1) Tema: Fronteiras do Espírito Santo

2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o aluno conheça os estados que fazem fronteira com o estado do Espírito Santo e são da região sudeste, conhecendo assim também as bandeiras destes respectivos estados.

3) Justificativa: É importante proporcionar aos alunos a visualização e exploração das bandeiras, das principais características de cada região que fazem parte da fronteira do Espírito Santo, ajudando assim a criança a identificar os estados que fazem parte da região Sudeste e suas riquezas.

4) Perfil do Grupo: Crianças de nove a dez anos, em descobrimento das matérias primas e fontes de energias de alguns estados do Brasil.

5) Objetivos

Conceituais:
• Nomear estados.
• Identificar estados e regiões.
• Reconhecer as diferentes regiões e suas fronteiras.
• Desenvolver percepções visuais.
• Ampliar vocabulário.

Procedimentais:
• Aprender a achar os estados no mapa do Brasil.
• Conhecer e nomear os estados.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer os estados e fronteiras que fazem divisa com o Espírito Santo.

Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar mapas, regiões e fronteiras brasileiras.

6) Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Natureza e sociedade.
• Mapas.

 

7) Etapas:
- Conversar sobre as regiões, tipos de mapas, estados do Brasil, o estado do Espírito Santo e os estados que fazem fronteira com o Espírito Santo e também fazem parte da região Sudeste.
- Falar com os alunos sobre as fronteiras do estado do Espírito Santo, se sabem quais são, quais estados fazem parte da região sudeste.
- Conhecer as bandeiras do estado de Minas gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, conhecendo um pouco mais de cada um destes estados.
- Achar as principais características da região sudeste utilizando o caça palavras.
- Conhecer os diversos estados na atividade de pintar.
- Trabalhar as principais matérias primas e fontes de energia da região sudeste.
- Trabalhar a memorização do aluno através da memorização de fotos X nomes de matérias primas.

8) Duração:

• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.

Uso da tecnologia no ensino

Informática EducacionalInformática Educacional
Uso da tecnologia como recurso didático ajuda a enriquecer o processo de aprendizagem

Projetos PedagógicosProjetos Pedagógicos
Ambiente de aprendizagem onde os alunos possam ter iniciativas, elaborar projetos

ContatoNossa Localização
Conheça nossa empresa, nossos projetos pedagógicos, agende uma visita.

Projetos Pedagógicos

Educação InfantilEducação Infantil Ensino FundamentalEnsino Fundamental Ensino MédioEnsino Médio EducadoresEducadores PaisPais

Notícias

Transforme a internet em um aliado da Educação
A maioria das escolas já demonstra preocupação em ensinar a seus alunos como tirar o melhor proveito possível da internet. Umas das grandes questões a que se deve ficar atento é saber se seu filho consegue gerenciar a quantidade de informação a que tem acesso através da internet.

BULLYING - Quando a adolescência é violenta
Como muitos, eu também sofri bullying na escola. Tímido e franzino, eu, junto com alguns outros nas escolas que frequentei, éramos vítimas de puxões de cabelo, empurrões, ameaças, chutes e outras humilhações. O mais irônico disso é que só sofri bullying em escolas particulares.

O que é Cyber Bullying?
Vítima de algum valentão (bully em inglês). A Internet fez com que o bullyng não dependesse mais da valentia, pois passou a ser feito no anonimato e até pessoas bastante covardes podem estar por trás de ações envolvendo cyber bullying.